Receita liberou o primeiro lote do IR na última sexta-feira (16)

Mais de R$ 3 bilhões devem ser resgatados pelo grupo prioritário de idosos e pessoas com deficiência

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (16), a restituição de mais de 1,6 milhão de contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2016/2017. Os valores serão depositados na conta bancária indicada na declaração.

Neste primeiro lote, a Receita Federal liberou R$ 3 bilhões para o grupo prioritário: 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave. Também serão pagas restituições de lotes residuais a partir de 2008.

Pelo telefone 146 ou na página da Receita na internet, os contribuintes podem verificar se a declaração foi liberada. Ao consultar o extrato, é possível identificar erros na declaração e já corrigi-la com o envio da declaração retificadora.

Os valores ficam disponíveis no banco ao longo de um ano. Contudo, se dentro desse prazo o repasse não for resgatado, o contribuinte precisa fazer uma requerimento à Receita Federal para assegurar a liberação do dinheiro.

Nos casos em que o valor não tenha sido debitado, os contribuintes devem entrar em contato com o Banco do Brasil nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco, ou ir pessoalmente às agências.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *